As Redes Sociais no Terceiro Setor

Aumentar a visibilidade do trabalho desenvolvido é um desafio que as organizações do terceiro setor enfrentam. Para ter mais parceiros e doadores, é preciso divulgar seu trabalho e se tornar mais conhecido.

Como a maioria das instituições não dispõem de uma verba para investir em comunicação nos grandes meios e veículos de comunicação, existem outras formas de atingir esse público-alvo.

Algo que as ONGs devem utilizar para driblar esse empecilho é investir na divulgação através das redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, etc. Utilizar bem esses canais de comunicação pode aumentar o número de pessoas que conheçam seu projeto social.

Um estudo feito pela iProspect, agência de marketing full performance, mostrou que o investimento em anúncios pagos nas redes sociais cresceu 86% entre 2016 e 2017. Cada vez mais as empresas tem apostado nas redes sociais para alavancar seus números e esse é um caminho que as instituições do terceiro setor podem seguir também.

Produzir conteúdo para essas mídias sociais não é algo complicado, porque os trabalhos desenvolvidos pelas organizações são um material mais que suficiente. O segredo é a forma de mostrar isso. É necessário criar uma interação com os seguidores, contar sua história de modo que as pessoas sintam-se tocadas e motivadas a compartilharem com seus amigos aquele conteúdo.

Faça postagens diárias relevantes nas redes sociais da sua ONG. Pesquise os melhores horários para fazer isso, quando a maioria do seu público alvo está on line. Mostre o trabalho que vocês fazem. Motive seus atendidos a compartilharem em suas redes também. E divulguem seus casos de sucesso. Essa é a forma de sensibilizar as pessoas, mostrar a relevância do seu trabalho, que ele faz diferença na vida de outros e que precisa de mais apoios.

Por: Rodrigo Fonseca